segunda-feira, 9 de abril de 2012

Os piores naufrágios


O próximo dia 14 de Abril marca os 100 anos do mais famoso naufrágio de toda a história, o Titanic. Já todos conhecem a história do navio que partiu de Southampton rumo a Nova Iorque e que, pelo meio, embateu num icebergue e se afundou em pleno Oceano Atlântico.

O acidente e a consequente morte de cerca de 1500 passageiros foi atribuída ao capitão. Mas um estudo recente comprova que no ano do naufrágio, em 1912, a Lua estava anormalmente próxima da Terra e que poderá ter sido este fenómeno a provocar o acidente. Esta proximidade implicou uma subida das marés que poderá ter libertado um número acima do normal de icebergues.

Na verdade, os incidentes com navios são mais comuns do que pode pensar. Desde 1980, 16 navios naufragaram nos mares e desde 2000 contam-se mais de 100 incidentes. Fique a conhecer os mais célebres acidentes com navios.


No dia 29 de Maio de 1914, o navio ‘RMS Empress of Ireland’ chocou com o ‘SS Storstad’ devido ao denso nevoeiro que se fazia sentir. Morreram 1012 pessoas neste que foi o mais grave acidente marítimo na história do Canadá.


O ‘Lakonia’, tal como o Titanic, partiu do porto de Southampton, mas desta feita para uma viagem de onze dias às ilhas Canárias.

Três dias após a partida, no dia 22 de Dezembro de 1963, um oficial deparou-se com uma coluna de fumo que saía do interior do navio. O incêndio espalhou-se e foi extinto com muita dificuldade – morreram 128 pessoas.


O navio italiano ‘Achille Lauro’ tem uma história atribulada. O primeiro episódio ocorreu a 10 de Outubro de 1985, quando foi invadido por membros da Frente de Libertação da Palestina que fizeram reféns os 450 passageiros. Um passageiro foi morto e atirado ao mar pelos raptores.


A 30 de Novembro de 1994, o ‘Achille Lauro’ sofre mais um contratempo, que seria fatal. Quando navegava na costa da Somália, um incêndio deflagrou e matou duas pessoas. O navio não resistiu aos danos causados pelas chamas e afundou-se no local.


O ‘MS Estonia’ demorou apenas 30 minutos a afundar-se e levou consigo a vida de 852 pessoas, a 27 de Setembro de 1994. Nesse dia uma forte tempestade agitou as águas que começaram a entrar pelo navio.


Apesar de não se terem registado vítimas mortais, o choque entre o ‘Norwegian Dream’ um navio de carga obrigou o cruzeiro norueguês a navegar imediatamente para o Porto de Dover, no sul de Inglaterra.


O ‘Sea Diamons’ foi obrigado a evacuar todos os seus passageiros em Santorini, na Grécia. No dia 5 de Abril de 2007, o cruzeiro encalhou e os 1200 passageiros viram a sua viagem terminar precocemente. 


A 23 de Novembro de 2007, o ‘MS Explorer’, tal como o Titanic, embateu contra um icebergue. Apesar da aparatosa operação de salvamento, todos os passageiros saíram ilesos do acidente.


No início do ano, mais um navio entrou para a lista, graças à desatenção do capitão. O ‘Costa Concordia’ embateu nas rochas da ilha de Giglio e tombou, obrigando à evacuação dos mais de 4 mil passageiros – 25 deles não sobreviveram. 

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário