Uma conclusão recente sobre um sítio arqueológico encontrado em 1984 em Molodova, na Ucrânia, que está sendo estudado desde então, refuta a ideia de que os neandertais eram nómadas primitivos que usavam cavernas como lar para se protegerem do frio ou dormirem à noite.
Uma espécie de casa construída com ossos de mamutes, com pelo menos 44 mil anos, mostra justamente o contrário - os neandertais teriam desaparecido há 30 mil anos.
Os restos indicam uma construção circular que teria sido erguida para estadias prolongadas, especulam investigadores do Museu Nacional de História Natural, em Paris.
Os ossos dos mamutes - 16 eram peças grandes - foram usados como pavimento da residência numa área onde não havia árvores e como meio de proteção contra o vento. Os artefactos não foram reunidos aleatoriamente, mas, ao que tudo indica, escolhidos minuciosamente.
Os neandertais, acreditam os cientistas, não apenas caçavam e comiam os mamutes, mas também colecionava os ossos dos animais que tinham morrido por causas naturais.
A descoberta será publicada no jornal "Quaternary International".
Os mais antigos restos de uma construção conhecida é de 500 mil anos atrás, construída por um ancestral do Homo erectus numa área em Tokyo, que tinha como estrutura postes de madeira fincados no solo.
Fonte: Folha.com
Sem comentários:
Enviar um comentário