As constelações e as luzes das cidades vêem-se com muito mais nitidez do que quando as imagens são tiradas com máquinas convencionais
A NASA conseguiu captar imagens insólitas de um dos fenómenos cósmicos mais espectaculares que existem: as auroras boreais.
Segundo o jornal espanhol El Mundo, o vídeo foi produzido com a ajuda de uma nova técnica fotográfica que permite reproduzir as imagens a uma velocidade superior àquela a que foram captadas.
Veja aqui o vídeo do youtube:
A sequência das imagens combina centenas de fotografias da Estação Espacial Internacional que posteriormente possibilitaram fazer um "filme" para mostrar o fenómeno em movimento.
De acordo com a responsável por este projecto, a cientista da NASA Melissa Dawson, "os astronautas fotografaram as auroras de cinco em cinco segundos a partir da estação espacial e decidiram juntá-las para ver qual era o resultado". Melissa Dawson assegura que "rapidamente se deu conta que era espetacular".
Dawson diz que este resultado se deve ao facto de as máquinas utilizadas pelos astronautas terem muito maior resolução do que uma câmara de vídeo convencional. "Isso permitiu-nos conseguir ver muito mais detalhes ao juntarmos a sequência das imagens. As constelações e as luzes das cidades, por exemplo, vêem-se com muito mais nitidez", afirma a cientista.
As auroras boreias (assim denominadas no hemisfério norte e auroras austrais no hemisfério sul) produzem-se quando partículas de massa solar chocam com os pólos da magnetosfera terrestre, produzindo um fenómeno de luz colorida como o que mostra o filme feita pela NASA.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário