sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sexo oral primeira causa do cancro da boca e garganta


As infecções com o vírus do papiloma humano (VPH), transmitidas através do sexo oral, ultrapassaram o tabaco como a primeira causa de cancro da boca e da garganta nos EUA.

Esta é a conclusão de um estudo apresentado durante uma reunião da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, sigla em inglês) e coincide com os resultados de outros trabalhos divulgados no passado, segundo os quais quem pratica sexo oral como mais de seis pessoas ao longo da vida tem oito vezes mais probabilidades de contrair a doença, escreve o correspondente do El Mundo em Nova Iorque.

Maura Gillison, investigadora da Universidade do Ohio, explicou durante a reunião da AAAS que os cientistas que participaram no estudo verificaram um aumento de 225% de casos de cancro oral causados por infecções com VPH entre 1974 e 2007. O CDC (Centro para o Controlo e Prevenção das Doenças) diz que o número de infectados com o vírus do papiloma humano duplicou nos EUA e estima que metade da população sexualmente activa daquele país irá contrair o vírus ao longo da sua vida.

O jornal espanhol salienta que na maior parte dos casos o corpo humano controla a infecção sem grandes problemas ou sequer exibir sintomas, mas em alguns casos a infecção permanece ao ponto de causar lesões pré-malignas.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário