quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Encontrados filmes nazis em 3D de 1936


Filmes propagandísticos a preto e branco datam de 1936

Dois filmes em 3D, rodados antes da Segunda Guerra Mundial na Alemanha para o Ministério da Propaganda de Joseph Goebbels, foram encontrados em Berlim pelo realizador australiano Philippe Mora.

Os filmes de conteúdo propagandístico com imagens do quotidiano alemão, datados de 1936 foram encontrados nos ficheiros federais alemães e têm a duração de 30 minutos cada um. A novidade é o formato em que estão gravados: 3D. Dezasseis anos antes do formato se tornar conhecido nos EUA.

“Os filmes foram rodados em 35 milímetros, aparentemente com um prisma colocado à frente das lentes”, disse Mora à revista “Variety”, acrescentando que a qualidade dos filmes é “fantástica”. “Os nazis eram obcecados em gravar tudo e cada imagem era muito bem pensada, tinha tudo a ver com a forma como eles ganhavam o controlo do país e das suas pessoas”, atestou o realizador australiano.

Philippe Mora encontrou os filmes na sequência de uma investigação que está a fazer para um documentário em que está a trabalhar, How the Third Reich was recorded”, no qual explora a forma como os nazis usaram a imagem para influenciar a opinião pública na época nazi, na Alemanha.

“Os filmes foram realizados por um estúdio independente para o Ministério da Propaganda de Goebbels e rotulados como “Raum film”, filmes do espaço, podendo ser por isso que ninguém tenha percebido que eram em 3D”, disse à “Variety”, o realizador australiano.

A descoberta, ainda não confirmado pelo arquivo federal, demonstra que os nazis estavam adiantados em relação a Hollywood, onde as primeiras gravações com tecnologia 3D foram realizadas apenas nos anos 50, não tendo alcançado o êxito que hoje em dia alcançou.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário