Fotos em alta definição revelam que suposta grande cratera é na verdade entrada de caverna subterrânea
Imagens capturadas pela câmera do satélite de reconhecimento lunar e divulgadas pela Nasa revelam que o que os cientistas acreditavam ser um grande buraco, é, na verdade, a entrada de uma caverna subterrânea. Eles conseguiram observar o interior do local através de parte do teto que cedeu.
A caverna, avistada pela primeira vez em 2009, foi fotografada quatro vezes com mudanças nas condições de iluminação solar e angulação da câmera para que os investigadores conseguissem uma imagem mais precisa do local.
Quando o satélite finalmente conseguiu mostrar o interior da caverna, eles confirmaram a presença de uma passagem horizontal por baixo de uma plataforma de rochas, provavelmente formada de lava vulcânica.
A caverna poderia servir de abrigo contra radiação, raios cósmicos, temperaturas extremas e meteoritos a eventuais missões tripuladas à Lua.
Passagens subterrâneas cavadas por lava são comuns na Terra, mas essa foi a primeira vez que as cavernas foram encontradas na Lua. O próximo passo dos cientistas é estudar a composição da caverna e como foi sua formação.
fonte: Revista Galileu
Sem comentários:
Enviar um comentário