Um arqueólogo que realiza pesquisas na Itália afirma que os neandertais usavam penas como ornamento, cerca de 44 mil anos atrás.
A tese adiciona combustível ao debate sobre se nossos primos distantes eram simplesmente brutos ou possuíam um tanto de inteligência como a do Homo sapiens.
Investigador da Universidade de Ferrara, Maro Peresani encontrou 660 ossos de pássaros que estavam misturados a ossos de neandertais na caverna Fumane, ao norte da Itália.
Os ossos das aves pareciam cortadas e raspadas, o que sugere que as penas tenham sido sistematicamente removidas, na opinião de Peresani.
Como as conchas podem ter sido usadas pelos neandertais como joias, o arqueólogo acredita que as penas eram adornos para eles.
A possibilidade de as aves servirem de comida para os neandertais é descartada pelo investigador, já que as flechas não existiam ainda na época e a maioria das aves não eram fontes ricas de alimentos.
A hipótese apresentada pelo arqueólogo, entretanto, tem seus críticos. Thomas Higham, da Universidade de Oxford (Reino Unido), diz que Peresani foi longe demais em sua análise.
fonte: Estadão
Sem comentários:
Enviar um comentário