quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Projecto para a Capela Sistina em 3D


O elevado número de visitas ao local está a ameaçar os famosos frescos e este novo projecto pode reduzir a entrada de pessoas na capela

O Conselho Nacional de Investigação de Itália quer construir uma cópia virtual da Capela Sistina com o objectivo de reduzir o número de visitas ao local que, de acordo com o director de museus do vaticano, Antonio Paolucci, estão a ameaçar a conservação dos frescos.

'A ideia é lançar um projecto tipo um museu virtual que permita ao público durante a visita ter acesso a todos os conteúdos da obra', explicou Eva Pietroni, coordenadora do Instituto de Tecnologias Aplicadas.

Este projecto tem como base um outro construído em 2003, em Itália, no Museu Cívico de Pádua, com reproduções em 3D. 'Não queremos de todo fechar a Capela Sistina ao público. Mas esta ferramenta permite ao visitante ter um conhecimento mais aprofundado', referiu.

Esta ideia surge na sequência dos avisos de Antonio Paolucci, director dos museus do Vaticano, que mostrou a sua preocupação pela conservação dos frescos da obra de Miguel Angelo, devido aos milhares de visitantes que o local recebe diariamente.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário