O pássaro-cetim, espécie da ave, é conhecido por criar situações de acasalamento diferentes do usual. Um estudo da Universidade de Deakin, Austrália, diz que, além disso, pássaros-cetim também constroem cenários que os fazem parecer maiores do que são para conquistar fêmeas. As informações são do site da Discovery News.
Os cientistas acreditam que o pássaro-cetim seja o primeiro animal além dos humanos a criar situações que alteram perspectivas visuais no olhar de outros indivíduos. No caso desta ave, as fêmeas as quais o pássaro deseja uma relação.
"Esta espécie faz isso há mais tempo do que imaginamos", disse ao site da Discovery John Endler, professor de Ecologia Sensorial da universidade e líder da equipe do estudo. "Os humanos não começaram a criar ilusões antes do século XV. Pássaros já faziam antes disso", completou Endler.
A construção dos machos do pássaro consiste em uma estrutura oca com uma entrada central, que leva ao centro. O centro é o local em que o macho recebe a fêmea. O vão faz com que as fêmeas só possam ver o centro de um ângulo. Os machos, então, constroem a estrutura de forma com que a fêmea tenha a impressão de que tudo que está dentro seja maior do que realmente é.
Futuramente, Endler conta, os cientistas desejam descobrir se realmente a ilusão criada é garantia de sucesso com a fêmea e se outras espécies de animais também utilizam este método.
fonte: Terra
Sem comentários:
Enviar um comentário