'Pepito' media seis metros, era carnívoro e tinha uma espécie de corcunda
A descoberta de um estranho dinossauro, feita por paleontologistas espanhóis, está a agitar o mundo da ciência. O esqueleto, encontrado em Las Hoyas, localidade na província de Cuenca a cerca de 190 quilómetros de Madrid, tem uma corcunda óssea nas costas e saliências nos ossos do antebraço semelhantes a penas. O que pode dar aos cientistas novas pistas sobre a origem das aves (ver relacionado).
Pepito, como foi baptizado pelos paleontologistas Francisco Ortega, Fernando Escaso e José Luis Sanz, media seis metros do focinho à cauda, era carnívoro e viveu há cerca de 130 milhões de anos, no período Cretáceo Inferior, num clima mais tropical. O dinossauro, cientificamente chamado de Concavenator corcovatus, é o mais novo membro já encontrado da família Carcharodontosauria.
Os cientistas estavam convencidos de que a espécie ficara confinada aos continentes do Sul. Só que com esta descoberta em Espanha, aliada à de um outro exemplar encontrado no Reino Unido há uns anos, ambos no hemisfério norte, obriga a reestruturar a tese da sua trajectória geográfica e evolutiva.
"É o dinossauro mais completo já encontrado na Península Ibérica e uma nova espécie de terópode", um carnívoro que se movia com os dois membros traseiros, diz Fernando Escasso, da Universidade Autónoma de Madrid.
Os investigadores não sabem ao certo para que servia a corcunda, apesar de em dinossauros com estruturas similares ser usada para regular a temperatura do corpo, para exibição ou armazenamento de energia. "A função não está clara, mas não achamos que o animal estivesse doente, pois a espinha dorsal não apresenta sinais de ter sido partida", sublinha Fernando Escaso, acrescentando acreditar que seja uma característica desta espécie.
A descoberta foi feita há alguns anos, mas os paleontologistas demoraram tempo a recuperar os ossos das rochas. No artigo ontem divulgado pela revista Nature, explica-se que o nome de Concavenator corcovatus significa "comedor de carne de Cuenca com uma bossa". Pepito está no Museu das Ciências de Castilla-La Mancha, em Cuenca.
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário