Chama-se iStethoscope e é um programa para o iPhone que, no limite, pode salvar-lhe a vida. Como o nome indica, transforma o telefone da Apple num estetoscópio, que regista os batimentos cardíacos de uma pessoa e cuja informação pode depois ser mandada para um médico.
O programa foi desenvolvido por Peter Bentley, um investigador do University College London, e funciona de forma simples: basta encostar o iPhone ao peito durante alguns segundos e ele regista os batimentos cardíacos.
Depois, com um simples movimento, o aparelho mostra um gráfico com os batimentos cardíacos registados e reproduz alguns segundos do som gravado, através do alto-falante.
O ficheiro assim gerado pode depois ser reproduzido a qualquer momento. E até pode ser enviado, por e-mail, para um especialista, por exemplo.
O sucesso do iStethoscope é grande: a versão "pro", que custa 79 cêntimos, é já utilizado por três milhões de médicos, segundo jornal The Guardian.
A versão gratuita, disponível na loja iTunes desde a semana passada, tem sido descarregada ao ritmo de 500 por dia, segundo a mesma fonte.
Para o usar, precisa de ter um iPhone ou um iPod Touch com OS 4.0 ou superior.
Veja aqui como funciona:
Sem comentários:
Enviar um comentário