Portugal é entre hoje, segunda-feira, e a próxima sexta-feira anfitrião de uma das mais importantes reuniões científicas do Mundo na área da astronomia: 600 investigadores estão em Lisboa para falar de assuntos como a busca de planetas extra solares e a formação do universo.
A Joint European and National Astronomy Meeting (JENAM) 2010, que decorrerá na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é uma iniciativa da Sociedade Astronómica Europeia (EAS), considerada pelos especialistas um “importante evento científico” que abrange temas na linha de frente da astronomia, ciências espaciais e tecnologia.
Um dos especialistas que participará no evento é Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa e membro do Centro de Astrofísica da Universidade de Lisboa, para quem Portugal terá oportunidade de demonstrar neste encontro a “forte participação que tem em projectos de grande pioneirismo”.
Rui Agostinho, citado pela agência Lusa, explicou que, actualmente, existem duas grandes áreas de saber na astronomia em que a comunidade científica está empenhada: a busca de outros planetas extra solares e o conhecimento das primeiras etapas da evolução (“big bang”). Trata-se de temas em que “Portugal está fortemente envolvido, com pessoas de excelente qualidade a trabalhar”, disse.
Nos próximos dias estarão em Lisboa algumas das maiores referências na área da astronomia.
Esta é a 18.ª edição do JENAM, em que participarão grandes instituições científicas europeias como o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a Agência Espacial Europeia (ESA).
A este encontro foram submetidos mais de 400 artigos para apresentações orais e posters. Portugal já tinha acolhido a JENAM, em 2002, num encontro que decorreu no Porto.
fonte. JN
Sem comentários:
Enviar um comentário