domingo, 14 de outubro de 2018

OVNI: o maior documentário ufológico sobre podcast

Poster do podcast OVNI concebido pela agência de jogadores.

Poster do podcast OVNI concebido pela agência de jogadores

A série de documentários Podium Podcast acumula 200.000 downloads em sua primeira temporada.

A tradição ufológica está presente em nossa literatura, cinema e televisão há décadas. Existem livros de Carl Sagan ; os filmes como Encuentros na terceira fase ( Steven Spielberg ) ou o recente La llegada ( Denis Villeneuve ); Séries de TV como o lendário UFO , criado em 1970 na Inglaterra por Gerry Anderson . Se falamos de rádio, há um marco que marcou não apenas esse meio, mas também toda uma sociedade. Falo, claro, do dia 30 de outubro de 1983, quando um imponente Orson Welles adaptou o romance de ficção científica The War of the Worlds, de HG Wells.junto com membros do Mercury Theatre para a rede CBS. Ninguém sabia, claro, que isso era uma ficção. Alguns cidadãos que colocaram o rádio naquele dia em Nova York ou Nova Jersey ouviram com espanto quando os alienígenas os invadiram com ataques de gás. Esta história já bem conhecida demonstrou o enorme poder da mídia e a notável capacidade de influência da mídia de rádio.

Com este terreno fértil, Teo Rodríguez , escritor, roteirista, diretor técnico do programa A ao vivo são dias de Cadena Ser e diretor de podcasts lendas urbanas e do Clube de Terror em Podium Podcast - decidiu para apresentar uma proposta com uma ambição formidável: escreva e conte em formato de podcast o maior documentário sobre UFOs na Espanha. "Ufologia é um tema que desde a infância me atraiu. Ao contrário dos grandes investigadores, em idade precoce, não devorei notícias ou livros com essas questões. Quando tinha 11 ou 12 anos, ele também não sabia quem era JJ Benítez , Antonio Ribera ou não ouvia Antonio José Alés em sua mítica Meia Noite. O que eu fiz muitas noites atrás foi olhar para o céu pela janela e me perguntar o que estava lá em cima ", diz Teo Rodríguez. Então, é claro, um filme como ET chegou, o que significou um ponto de virada no que os extraterrestres estão se referindo. Mais tarde, houve outra série de legendas, File X , que acabou por sustentar o fascínio ufológico do escritor: " Arquivo Xera o elo definitivo que me deixaria apaixonada pela ufologia, mas pela ufologia séria ". Esta qualificação, que de "grave" ufologia será repetido várias vezes ao longo conversa, ele sabe que ali, na sua frivolidade, é o ponto fraco de um assunto que atrai todos os tipos de polêmicas. "Em OVNI, um dos objetivos era tratar esse assunto de maneira neutra e quase cética. Tudo o que ele queria era dar voz a diferentes especialistas que realmente sabem o que dizem, sem cair no artifício ou fácil sensacionalismo, que por sinal, fez muito dano a este tipo de pesquisa na cara da opinião pública ", explica Rodríguez


Teo Rodríguez em seu estúdio durante um momento da montagem do OVNI

OVNI é dividido em 10 episódios de 20 minutos, aproximadamente, que narram sete casos diferentes. O documentário começa com um episódio duplo dedicado a Roswell, considerado o ponto de virada da era moderna da ufologia. "Roswell é o caso quintessencial da ufologia moderna. Para o bem e para o mal. Foi real? Foi uma fraude? Houve um navio? Haveria corpos extraterrestres? ... Os anos passarão e continuaremos sem respostas. É por isso que ele ainda está vivo ", explica o diretor. Os outros casos são estabelecidos em cidades do nosso país: Manises, Montserrat ou Conil são alguns deles. O caso da montanha de Montserrat é paradigmático, uma vez que ainda está aberto. Ele vem fazendo isso desde 1977. "Em 1987, dois pesquisadores adolescentes foram até lá procurando respostas. Um era Manuel Carvallalo outro Javier Sierra . Eles mesmos relatam esse encontro no episódio, podemos até ouvir um fragmento do áudio original daquele avistamento. Este episódio não deixa de ser uma história que o próprio Spielberg teria assinado ", diz o diretor.

RECOMENDE UM PODCAST

Teo Rodríguez : ' Lore '. É um podcast criado por Aaron Mahnke em 2015 que conta histórias reais de terror. Passa pela história, baseia-se em contos populares de natureza muito sombria. Existem clássicos como vampiros ou temas tão amplos quanto a própria morte. Formato muito simples mas eficaz. Maravilhoso E ele também tem sua versão de televisão no Prime Video da Amazon.

UFO tem uma vasta lista de peritos que, sob a produção de David Cuevas,aparecem em cada um dos episódios: Manuel Carvallal, JJ Benitez, Javier Sierra, José Juan Montejo, Miguel Pedrero, Juan José Sánchez Oro, Jesus Callejo, Chris Aubeck, Jesús Ortega ou Josep Guijarro . Este último acredita que "UFO é um podcast para curioso, aberto - importava com as pessoas, mas, naturalmente, aprofundar seu nível torna uma ferramenta interessante para os interessados no UFO". Também observa que "o fato de que a narrativa ficcional combinam com o testemunho de especialistas e é uma contribuição que permite radio menos experientes desfrutar de uma experiência excepcional." Para Guijarro seu episódio favorito é, precisamente, o mais baixado, o Caso UMMO . "É sobre aquele planeta que orbitaria em torno de uma estrela do Lobo e que se comunicaria por cartão-postal com humanos. Inacreditável que por mais de duas décadas, os ufologistas deram crédito a tais crenças, certo?


Orson Wells durante a gravação de 'A Guerra dos Mundos' na CBS. CBS

De Podium Podcast Nós sempre pensamos que o tema OVNI era tremendamente propício para o podcast, um formato que Teo Rodríguez define da seguinte maneira: "O incrível sobre o podcast é que ele pode ir muito além do simples áudio. Pode-se lidar com o som para recriar situações para as quais você dificilmente precisa de descrições. Torna-se algo tão pessoal que eu gosto de pensar que a pessoa que coloca os fones de ouvido é parte do que ele ouve. E isso em UFO foi fundamental ". Narrativamente, cada episódio é contado de uma maneira diferente, com um gênero diferente. Um dos desafios era que a produção deveria soar diferente do que foi ouvido até agora. Inovar na semântica de som foi fundamental. "Em alguns episódios recriamos situações, em outros ouvimos testemunhos reais. Em Conil, por exemplo, nós dramatizamos completamente o incidente, já que os protagonistas da história nunca quiseram aparecer na mídia. Mas não importa quão diferentes sejam as estruturas e assembléias, a espinha dorsal é a mesma: eles são especialistas falando sobre casos diferentes, às vezes apoiados pelas vozes das testemunhas ". Embora os episódios possam ser ouvidos independentemente, existe uma intra-história que os ouvintes mais experientes saberão detectar: ​​"Tem a ver com um dos aspectos mais relevantes da ufologia e que serve como um aceno paraX-Files , já que o narrador, o dublador Lorenzo Beteta , é o mesmo que dá voz a Fox Mulder na lendária série ", conclui Rodríguez.

fonte: El País

Sem comentários:

Enviar um comentário