quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Há água gelada em Marte e aparelho russo encontrou-a


O aparelho científico russo FREND (Detector de Nêutrons Epitérmicos de Resolução Precisa) a bordo da sonda ExoMars da missão russo-europeia ExoMars 2016 comprovou presença de água gelada em Marte, comunicou o chefe do Departamento de Planetologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Espaciais da Rússia, Igor Mitrofanov.

"Tal forma da água em forma de gelo livre dentro de um regolito marciano pode conter água gelada não só a latitudes superiores a 60 graus, e o limite passa abaixo da linha do equador. A água em forma de gelo em certas regiões pode descer para bem perto da linha do equador", declarou Igor Mitrofanov em conferência em Moscovo, dedicada ao 61º aniversário do lançamento do primeiro satélite artificial da Terra.

Segundo dados obtidos, em duas regiões a água gelada se localiza abaixo dos 30 graus de latitude do hemisfério norte marciano.

Igor Mitrofanov prometeu conceder no ano que vem os dados sobre a espessura da água gelada no solo de Marte. No momento, cientistas contam com 10% dos dados que o aparelho científico russo é capaz de medir.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário