sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Asteróide ou cometa? Novos dados sobre a estranha rocha espacial 3200 Phaethon


Seu azul é raro, faz uma órbita "excêntrica", é extremamente quente e tem uma superfície mais homogénea do que se pensava anteriormente.

Uma nova pesquisa do corpo celeste 3200 Phaethon, que em dezembro 2017 esteve a uma distância extremamente perto da Terra, disse que é "um estranho asteróide azul que criou [chuva de meteoros] Geminids e aquecida enquanto os metais se fundem na sua superfície ", disse Teddy Kareta, o principal investigador do trabalho e membro da Universidade do Arizona (Estados Unidos).

Esta e outras informações sobre este objecto espacial enigmático foram apresentados na 50ª reunião anual da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana, realizada a 23 de outubro em Knoxville (Tennessee, EUA), relatórios Cnet.

3200 Phaethon é uma rocha espacial com 6 quilómetros de diâmetro, tem uma cor incomum e é um dos poucos asteróides que produzem chuva de meteoros. Além disso, faz "caminhadas" extremamente próximas do Sol, de modo que sua superfície atinge temperaturas de 800 graus Celsius.

Embora este estranho objecto tenha sido descoberto em 1983 e tem "uma órbita altamente excêntrica ", que é "difícil de dizer se Phaethon é um asteróide ou um cometa morto, " disse Karet, observou nas suas investigações permitido perceber que ele é mais escuro e tem uma superfície mais homogénea do que se pensava anteriormente.

Estes especialistas esperam que seus novos dados sejam úteis para a missão Destiny Plus da Agência Espacial Japonesa (JAXA), que espera abordar este asteróide enigmático na próxima década.

fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário