Os novos planetas anões orbitam o Sol para lá de Plutão (na foto) © NASA
Um grupo de astrónomos fazia observações e descobriu o The Globin para além de Plutão.
The Globin é o nome do novo planeta anão descoberto por um grupo de astrónomos que faziam observações para redefinir os limites do sistema solar. A descoberta surgiu, por isso, por acaso quando procuravam o Planeta Nove, corpo celeste que estará escondido para além de Plutão, numa zona misteriosa que os investigadores denominam de nuvem de Oort.
A verdade é que o Planeta Nove ainda não foi visto diretamente, ao contrário do The Goblin, que aparentemente estará sob influência gravitacional de um outro objeto gigante que ainda não foi visto pelos investigadores.
O The Goblin é um planeta gelado com um diâmetro estimado de 300 quilómetros, que se encontra numa órbita bastante longa, levando 40 mil anos a fazer uma volta em torno do Sol.
Este é o terceiro mais pequeno encontrado fora do sistema solar, depois das descobertas do Sedna e do denominado 2012 VP113. Nessa zona, que aparentemente era fria, escura e vazia aparece agora uma rica coleção de objetos exóticos.
"Só agora estamos a descobrir como pode ser o exterior do sistema solar e o que poderá lá estar", afirmou Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para a Ciência, em Washighton DC, citado pelo Guardian. "Acreditamos que existem milhares de planetas anões longe do sistema solar. Estamos apenas a levantar a ponta do iceberg", acrescentou.
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário