quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Meteorito atinge edifício no Japão pela primeira vez em 15 anos


De acordo com cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Japão, foi confirmado o primeiro caso, em 15 anos, de um meteorito que atingiu um edifício no Japão. O meteorito tem mais de 4 milhões de anos.

Batizado de “Meteorito de Komaki“, a rocha espacial é do tamanho de uma mão e pesa cerca de 550 gramas. O nome dado ao pequeno meteorito é uma alusão à cidade do centro do Japão onde foi encontrado por um morador depois de o objeto ter entrado pelo telhado da sua casa.

O meteorito caiu a 26 de setembro na cidade japonesa e, desde essa data, tem sido analisado por cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Japão para determinar qual a sua origem e a sua composição.

Nas análises, os cientistas confirmaram que a rocha proveio do espaço e terá cerca de 4.600 milhões de anos – algo similar à idade do Sistema Solar.

De acordo com os relatórios desse dia, mais de 100 pessoas terão visto o “Komaki”em cidades tão longínquas como Chicago e Ohio.

O último caso de um meteorito a cair sobre um edifício no Japão remonta a 2003, em Hiroshima, no oeste do país nipónico.

Até ao momento, foram detetados 52 meteoritos no arquipélago japonês reconhecidos pela Meteoritical Society – uma organização internacional de referência na matéria.

O Meteorito de Komaki irá agora ser enviado para essa organização sediada nos Estados Unidos para que seja incluída no espólio global de corpos celestes que caíram no planeta Terra.


fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário