quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Descoberta a maior e mais antiga estrutura astronómica do Universo


Trata-se da maior estrutura "gigantesca" já encontrada na etapa de formação do Universo jovem, ou seja, "2 biliões de anos depois do Big Bang", revela última pesquisa científica.

Astrónomos encontraram recentemente a maior estrutura astronómica já conhecida do universo antigo. Trata-se de um super aglomerado. De acordo com o portal Space, nós também residimos em grande aglomerado de galáxias: nosso planeta se encontra na Via Láctea que, por sua vez, faz parte do conjunto de galáxias Super aglomerado de Virgem. No entanto, o último também representa só uma parte do super aglomerado ainda maior chamado Laniakea.

Uma equipe de astrónomos, liderada por Olga Cucciati, do Instituto Nacional de Astrofísica de Bolonha (Itália), encontrou recentemente um super aglomerado maciço da etapa inicial de formação do Universo. Este protossuperaglomerado, denominado pela equipe italiana de Hyperion, representa a "estrutura mais gigantesca" já encontrada de uma fase tão precoce da formação do Universo — "2 biliões de anos depois do Big Bang", indica o comunicado divulgado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).

Os astrónomos estimam que Hyperion tenha uma massa enorme, ou seja, 1 trilião de vezes maior do que a do Sol da nossa galáxia:

"É a primeira vez que foi identificada uma estrutura tão grande somente 2 biliões de anos depois do Big Bang", ressaltou Cucciati.

Segundo a cientista, essas estruturas são geralmente descobertas quando "o Universo teve mais tempo para evoluir e construir coisas tão grandes".

"Surpreende-nos ao ver algo tão evoluído quando o universo estava relativamente jovem", confessou a astrónoma.


fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário