quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Tubarão de 400 anos encontrado no Ártico é o mais velho vertebrado vivo


Alguns anos atrás, foi confirmado que um incrível tubarão da Gronelândia de 400 anos é o mais antigo animal vertebrado do planeta que conhecemos.

Este tubarão nasceu durante um período de tempo marcado pelo reinado do Rei James I, era um jovem tubarão quando a era do colonialismo atingiu um pico de intensidade nos anos 1600, e foi considerado um tubarão adolescente quando o Rei George II se tornou um governante. .

Na época em que a Revolução Americana ocorreu na década de 1770, esse tubarão em particular teria sido um adulto, e continuou a viver durante as duas guerras mundiais.


Alcançando uma idade incompreensível de quase 400 anos, esta fêmea do tubarão da Gronelândia estabeleceu um novo recorde para a longevidade, relataram cientistas.

Este incrível tempo de vida supera o elefante mais velho já observado, Lin Wang, que faleceu aos 86 anos. O registo oficial estabelecido por humanos é mantido por Jeanne Louise Calment, uma mulher francesa de 122 anos, e ela faleceu em 1997.

"A baleia-do-mato começa a vida como o animal vertebrado mais velho", disse o principal autor da pesquisa da Universidade de Copenhaga, Julius Nielsen, continuando a explicar que as baleias-anãs também vivem há 211 anos.


O tubarão da Gronelândia pode ter o título de certa forma, mas o recorde oficial do animal com mais longevidade do mundo é Ming, um molusco islandês que recebeu o termo “quahog oceânico”. Ele conseguiu viver 507 anos antes que os cientistas tirassem sua vida. .

O tubarão da Gronelândia é um dos maiores carnívoros do mundo, sem dúvida. É cinza e gordo, com uma taxa de crescimento relatada de apenas menos de um centímetro por ano. Eles sempre foram pensados ​​para viver por um longo tempo, mas as pessoas não tinham ideia de que era assim por muito tempo.

"Biólogos de peixes tentaram determinar a idade e a longevidade dos tubarões da Gronelândia por décadas, mas sem sucesso", disse o especialista em tubarões da Universidade da Islândia, Steven Campana. "Dado que este tubarão é o ápice predador (rei da cadeia alimentar) nas águas do Ártico, é quase inacreditável que não soubéssemos se o tubarão vive por 20 anos, ou por 1000 anos."

Ele diz que esta pesquisa é a primeira evidência genuinamente sólida de quanto tempo os tubarões podem viver. "Definitivamente nos diz que esta criatura é extraordinária e deve ser considerada entre os animais mais antigos do mundo", disse Neilsen.


Escrevendo na revista académica Science, Nielson e seus colegas, uma equipa internacional de pesquisadores descreveu como eles determinaram a idade de 28 diferentes fêmeas de tubarões da Gronelândia, que foram capturados durante pesquisas científicas entre 2010 e 2013.

Enquanto dizem que muitos peixes podem ser avaliados em idade, contando as camadas de crescimento de carbonatos de cálcio em seus ouvidos, como contar os anéis de árvores, os tubarões não têm essas pedras.

Em vez disso, esses pesquisadores decidiram examinar as lentes em seus olhos. De acordo com o The Guardian, “a lente do olho é feita de proteínas que se acumulam ao longo do tempo, com as proteínas no centro da lente depositadas enquanto o tubarão se desenvolve no útero da mãe. Calcule a data dessas proteínas, dizem os cientistas, e é possível obter uma estimativa da idade do tubarão.

Para determinar quando as proteínas foram depositadas, os cientistas recorreram à datação por radiocarbono - um método que depende da determinação dentro de um material dos níveis de um tipo de carbono, conhecido como carbono-14, que sofre decomposição radioativa ao longo do tempo ”.


Então, aplicaram a técnica às proteínas que ficam no centro de cada lente e descobriram que os tubarões tinham idades muito, muito diferentes.

Agora esta parte é incrível. Nos anos 50, testes com bombas atómicas aumentaram os níveis de carbono-14 na atmosfera. Isso não é bom de forma alguma e não deve ser excitante ou legal de aprender, mas permitiu que essa medição ocorresse.

Este pico de carbono-14 entrou na cadeia alimentar marinha em todo o Atlântico Norte no início dos anos 60.

Assim, a equipa descobriu que as proteínas das lentes dos dois menores tubarões da Gronelândia tinham mais carbono-14, indicando fortemente que elas nasceram depois do início dos anos 60.

Notou-se que a técnica não era precisa o suficiente para garantir datas exatas e precisas de nascimento, mas este tubarão da Gronelândia, um deles no estudo, certamente tinha 4 séculos de idade.

fonte: Ano News

Sem comentários:

Enviar um comentário