quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Criança tira espada com 1500 anos de rio


Uma menina de oito anos descobriu uma espada, da Idade do Ferro, enquanto nadava num lago, na Suécia, neste verão.

Saga Vanecek retirou a relíquia da água do lago Vidostern, perto da casa de férias da família, na cidade sueca de Jonkoping, relatou na quinta-feira a BBC. De acordo com os especialistas do museu local que avaliaram o artefacto, a espada terá cerca de 1500 anos e está extremamente bem preservada.

O facto de o nível da água ter estado especialmente baixo, como consequência de um período de seca, terá facilitado a descoberta da antiguidade. "Senti uma coisa na água e levantei-a. Tinha um cabo e fui dizer ao meu pai que parecia uma espada", disse Saga à estação de rádio local "Sveriges Radio".

O pai da menina, Andy Vanecek, disse ao site notícias "The Local" que, inicialmente, tinha julgado que a filha tivesse encontrado um pau ou um ramo fora do comum. Só depois de pedir a um amigo para observar o objeto com mais atenção é que descobriu que seria, provavelmente, uma relíquia com vários anos.

A descoberta levou o museu, onde a espada está guardada, e o município a colocarem em marcha uma série de escavações no local, a fim de encontrarem outros artefactos. Segundo a BBC, os especialistas, que vão continuar no lago, descobriram um alfinete de peito do século III.

O museu, onde a espada permanece, comunicou que o lago está a ser analisado por funcionários, que já encontraram outros itens antigos.


Sem comentários:

Enviar um comentário