sábado, 3 de dezembro de 2016

Departamento de Defesa do Canadá investiga sons misteriosos vindo do Oceano Ártico


Caçadores nativos do território canadiano de Nunavut relataram ouvir sons inexplicáveis que parecem vir do fundo do oceano Ártico. Esses sons são descritos como “pings”, “hums” e “bips”, e também atraíram a atenção do Departamento de Defesa Nacional do Canadá, que enviou um avião para investigar. 

Os estranhos sons foram ouvidos entre os meses de julho e setembro no estreito de Fury e Helca. Um representante do governo local disse que o barulho vem de uma grande área de caça em águas abertas cercadas por gelo, chamada polínia. Mamíferos como morsas e baleias costumam se reunir nestes locais, mas neste verão canadiano praticamente nenhum deles apareceu, tornando a situação ainda mais suspeita.

Há várias hipóteses para tentar explicar esses sons. Uma delas é que uma mineradora famosa por ter realizado pesquisas com sonares na área esteja repetindo as experiências, mas a empresa diz que não fez nenhum estudo na área e que não tinha nenhum equipamento de baixo de água quando o som foi captado.

Outra hipótese é que os sons podem estar sendo gerados por construções ou explosões, mas o governo aponta que nenhuma autorização para este tipo de intervenção foi feita recentemente.Outra possibilidade mais improvável é que o Greenpeace possa estar por trás disso, produzindo os sons para afugentar os animais da área de caça. A organização nega a acusação.

O avião enviado pelo Departamento de Defesa Nacional do Canadá não encontrou nada de diferente na região. “A equipe aérea fez várias buscas pela área, inclusive uma busca acústica que durou uma hora e meia, sem detectar nenhuma anomalia”, diz uma nota do departamento.

“A equipa não detectou nenhum contacto de superfície ou de subsuperfície. A equipa observou dois grupos de baleias e seis morsas na área de interesse”. O departamento diz que é possível que o som venha de submarinos, mas que isso é improvável.

fonte: Hypescience

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...