O avião "Solar Impulse II", que funciona exclusivamente com energia solar, está pronto para continuar, desde o Havai, a viagem.
Vai continuar aquela que é a primeira volta ao mundo de uma aeronave solar, informou a equipa do projeto.
O aparelho esteve a ser reparado no arquipélago norte-americano, onde chegou depois de ter realizado um voo recorde de cinco dias e cinco noites (num total de 118 horas e 8.900 quilómetros) desde o Japão, de onde partiu a 28 de junho de 2015.
O percurso foi feito por um dos criadores do avião, o piloto suíço André Borschberg, enquanto a próxima etapa, até à América do Norte, estará a cargo do outro inventor, Bertrand Piccard.
A dureza do voo e as condições atmosféricas adversas provocaram estragos nas baterias do avião, pelo que a equipa de pilotagem aproveitou a sua permanência no Havai para repará-las, incorporar melhor tecnologia e fazer voos de manutenção.
Os pilotos aguardam a melhoria do estado do tempo para retomar a viagem, até à América do Norte, podendo o aparelho aterrar em cidades como Phoenix, San Francisco, Los Angeles (Estados Unidos) e Vancouver (Canadá).
Depois de aterrar num destino selecionado, o avião prosseguirá a rota até Nova Iorque, Europa, Norte de África e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), de onde partiu, em março do ano passado, iniciando a viagem à volta do mundo.
O projeto "Solar Impulse II" pretende consciencializar os governos mundiais para a aplicação de soluções tecnológicas que permitam preservar o meio ambiente.
fonte: TSF
Sem comentários:
Enviar um comentário