quarta-feira, 27 de março de 2013

NASA quer estrear Internet espacial em 2022

Dawn_Probe_Artists_Render.png

A Agência Espacial dos EUA lançou um concurso com vista ao desenvolvimento de uma tecnologia que permitirá criar uma Internet interplanetária em 2022.

A NASA já definiu os dois principais requisitos para a Internet espacial que pretende estrear em 2022: tem de ter um custo suportável e deve ser à prova de ciberataques.

A denominada Internet interplanetária deverá suportar comunicações durante missões na Lua ou em Marte, mas também deverá contemplar a troca de dados com vaivéns, constelações de satélites, veículos de exploração espacial, balões ou sensores de várias tipologias, noticia o DailyTech.

Não é por acaso que a NASA coloca a ênfase na segurança: atualmente a agência espacial norte-americana recorre a um sistema conhecido por Space Communications and Navigation Program para trocar informação, sons, imagens ou comandos com dispositivos ou humanos que estão executar missões próximas da Terra. Não há notícias de falhas nas comunicações que usam este sistema – mas há relatórios que dão conta de que hackers, alegadamente chineses, terão conseguido quebrar, entre 2007 e 2008, a segurança das comunicações usadas pela NASA para comunicar a distâncias mais curtas (à escala espacial).

Em 2012, a NASA testou um protocolo conhecido por Disruption Tolerant Networking (DTN) para contolar rum robô localizado na Alemanha com comandos executados por uma astronata que se encontrava na Estação Espacial Internacional. Há quem admita que o novo protocolo poderá vir a ser usado na futura Web do Espaço (a Internet, tal como a conhecemos na Terra, usa TCP).

O DTN poderá ter ainda a vantagem de poder suportar as comunicações no Espaço, que se caracterizam pela elevada latência e a tolerância erros provocados pelas radiações cósmicas.


Sem comentários:

Enviar um comentário