domingo, 3 de março de 2013

A estranha criatura que come a língua a peixe


Fotografia © Reprodução/Youtube

Praticamente um monstro da natureza, pequeno crustáceo suga o sangue da língua do peixe em que está instalado até atrofiá-la completamente e ocupar o seu lugar.

Encontrado instalado principalmente em peixes do Golfo da Califórnia, o estranho crustáceo, como as lagostas e os caranguejos, 'cymothoa exigua' vive nos oceanos e é um parasita.

Esses crustáceos, que podem chegar a quase três centímetros, são hermafroditas, não tem sexo definido. Os jovens parasitas, ainda com poucos milímetros, entram pelas brânquias do peixe e, quando adultos, todos tornam-se machos. Mas um deles irá transformar-se numa fêmea e afixar-se com as suas patas traseiras na base da língua do seu hospedeiro.

A fêmea, então, irá sugar o sangue da língua do peixe para alimentar-se até o órgão do animal desintegra-se. O hospedeiro, obviamente, é atormentado, mas resiste e acaba por usar o parasita como substituto da sua língua perdida.

A 'cymothoa exigua' continua na boca do peixe a alimentar-se do seu sangue e do seu muco. Os estudiosos não sabem muito sobre o ciclo de vida desses crustáceos, mas acredita-se que a fêmea pode ainda acasalar com os parasitas machos que ainda estão no peixe. Assim, enviaria os seus filhotes para buscar outro hospedeiro.

Vejo o vídeo abaixo a explicar o comportamento dessa estranha criatura:




Sem comentários:

Enviar um comentário