domingo, 3 de março de 2013

Programa de computador torna visível o invisível


Imagens da reportagem realizada pelo The New York Times. Fotografia © youtube

Foi descoberto um programa de computador capaz de fazer o ser humano ver coisas que, a olho nu, nunca conseguiria visualizar.

Num vídeo do jornal The New York Times, observamos um bebé recém-nascido a dormir, muito calmamente, no seu berço. Numa primeira imagem, torna-se quase impossível ver o bebé a respirar enquanto que na segunda, já transformada pelo programa de computador, visualizamos a boca da criança a abrir e a fechar, ao mesmo tempo que a cor do rosto vai mudando para um vermelho escuro, consoante o seu batimente cardíaco.

No vídeo realizado pelo The New York Times e colocado no Youtube podemos observar como funciona este programa de computador:


Segundo o The New York Times, o processo de amplificação tem como nome "Eulerian Video Magnification" e foi levado a cabo por um grupo de cientistas do Massachusetts Institute of Technology's Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory.

Primeiramente, a equipa resolveu desenvolver um programa para monitorizar os bebés recém-nascidos, sem ser necessário qualquer contacto físico. No entanto, chegaram rapidamente à conclusão que o algoritmo podia ser aplicado noutros vídeos, afim de revelar mudanças imperceptíveis a olho nu.

O professor William T. Freeman, responsável por esta investigação, é da opinião que o programa poderá ajudar a encontrar e a salvar pessoas, auxiliando equipas de resgate a perceber, por exemplo, se as vítimas ainda estão ou não a respirar: "Uma vez que conseguimos amplificar estes pequenos movimentos é como se houvesse um novo mundo que nós podemos observar".

O programa ganhou destaque no ano passado, quando a equipa o apresentou na conferência anual de computação gráfica, conhecida como Siggraph, em Los Angeles.


Sem comentários:

Enviar um comentário