domingo, 31 de março de 2013

Universidade de Coimbra descobre aqueduto em limpeza de terrenos

Universidade de Coimbra descobre aqueduto em limpeza de terrenos
 
Um aqueduto foi descoberto em Coimbra, em terrenos da Universidade, na sequência de trabalhos de limpeza que a instituição está a fazer para implementar um novo projecto agrícola, disse esta terça-feira à agência Lusa a vice-reitora Helena Freitas.

"É uma surpresa muito interessante. O projecto ainda está em curso, mas, na limpeza que fizemos aos terrenos, deparámo-nos com este aqueduto fantástico", afirmou.

Helena Freitas, que ainda desconhece a data precisa de construção da estrutura "terá mais de um século", explicou à Lusa que o aqueduto "deve ter funcionado durante muito tempo para rega de terrenos agrícolas".

"Outros terão existido e podem ter sido destruídos pelas estradas que foram sendo feitas" na zona do polo II da universidade de Coimbra.

A vice-reitora diz que o aqueduto está "muito visível, intacto e que é revelador de uma actividade agrícola bastante regular e cuidada" naquela zona da cidade.

O novo projecto agrícola da Universidade de Coimbra -- que Helena Freitas não quis revelar, para já -- manterá a infra-estrutura.

"O projecto até pode ser valorizado", explicou.

A Universidade vai preservar o sistema de rega, do qual faz parte o aqueduto, e aproveitar a oportunidade para divulgar também aquela actividade agrícola nas margens do Mondego, explicou ainda.

"É um indicador forte, ainda mais válido nos tempos de hoje, de que o país soube aproveitar as suas áreas com aptidão agrícola. É fundamental, agora, recuperar essa tradição", concluiu.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário