quarta-feira, 27 de março de 2013

Criada serpente robótica capaz de missões de resgate


Imagem retirada de vídeo do YouTube.Fotografia © YouTube

O Instituto Tecnológico de Israel desenvolveu uma serpente robô com aplicações militares, capaz de resgatar pessoas.

Num vídeo do projeto disponibilizado no YouTube podemos observar como é que esta 'cobra mecânica' se move no terreno:


Segundo o jornal El Mundo, apesar dos movimentos da 'cobra mecânica' estarem longe de serem os de uma serpente verdadeira, os cientistas dizem que esta criação terá grande utilidade no terreno, em especial em situações de conflito, por ser muito difícil de ser detetada.

Os investigadores destacam ainda a importância da sua criação em situações como as de resgate de pessoas em áreas de risco de deslizamento de terras, tornando-se uma ferramenta útil para a comunidade: "Nós não nos focámos muito no peso, mas sim na estrutura do controle, e no tipo de locomoção por sensores", afirmou Alon Wolf, o diretor do laboratório de Biorobótica e Biomecânica do Instituto Técnico de Tecnología de Israel, o responsável pelo projeto.

O robô, equipado com câmaras, é capaz de monitorizar qualquer atividade existente no interior de um edifício, por exemplo. A 'cobra mecânica' pode fazer movimentos de 360 graus, numa velocidade impossível para a maioria dos robots. Wolf acrescenta: "O principal problema de robôs existentes é a sua capacidade de manobra limitada, não conseguem recolher informações em locais de difícil acesso (...) Com a 'cobra robô' tudo pode ser feito mais facilmente".


Sem comentários:

Enviar um comentário