sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Imagem mostra buraco de 6 metros após queda de meteorito na Rússia


Autoridades informaram que o meteorito caiu num lago congelado / Foto: AFP

O Departamento de Polícia da região russa de Chelyabinsk divulgou imagem de um buraco de aproximadamente 6 metros num lago congelado onde o meteorito que causou pânico nesta sexta-feira na Rússia teria caído.

O governo local informou, em comunicado, que o meteorito caiu no lago localizado fora nas proximidades da cidade de Chebakul. 

As autoridades da região contabilizaram ao menos 950 pessoas feridas, a maioria por estilhaços de vidraças.

Cerca de 300 edifícios foram atingidos, incluindo escolas. As aulas foram suspensas, mas o governo desmentiu os rumores de uma "segunda onda" de meteoritos. Um plano de evacuação em massa está descartado.

De acordo com o órgão central da região de Chelyabinsk, sesi centros populacionais foram os mais afetados: Emanzhelinsk, Etkul, Kopeysk, Korkino, Yuzhnouralsk e Chelyabinsk.

"Este é um caso único na história da astronomia devido ao grande número de feridos na queda do meteorito", disse Andrei Tunguska, especialista em meteoritos a emissoras locais. 

Organizações da sociedade civil já começaram a levantar fundos para as vítimas. Um movimento de voluntários de Ekaterinburgo anunciou uma campanha para beneficiar orfanatos em Chelyabinsk.

Após o estado de emergência, muitas lojas da cidade notaram um aumento significativo das vendas de alguns materiais. As pessoas correram para comprar vidro, polietileno e janelas de plástico.

Queda do meteorito

Explosões no céu da região dos Montes Urais, na Rússia, geradas pela queda de um meteorito, causaram pânico e danos em ao menos seis cidades e deixaram pelo menos 950 pessoas feridas.

Testemunhas disseram que casas estremeceram, janelas explodiram, a energia elétrica falhou em alguns locais e os telemóveis pararam de funcionar.

O fenómeno atmosférico gerou consequências nos municípios de Chelyabinsk, Yekaterinburg e Tyumen, entre outros.

A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) confirmou que o evento não tem relação com o asteroide 2012 DA14, que deve passar próximo à Terra nesta sexta-feira.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário