quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O maior número primo conhecido tem 17 milhões de dígitos


O professor de matemática Curtis Cooper, da Universidade do Missouri (Estados Unidos) anunciou esta semana ter descoberto o maior número primo até hoje conhecido. Escreve-se "2 elevado a 57.885.161 -1" e tem 17 milhões de dígitos.


Os números primos são os maiores do que 1 que são divisíveis apenas por si próprios e pela unidade. Potencialmente, existirão um número infinito destes números, naturalmente.

Estas aparentes 'curiosidades' da matemática foram descobertas há mais de dois mil anos por Euclides, o génio da Antiguidade da geometria, mas o monge francês Marin Mersenne descobriu, em 1536, que existem números primos ainda mais raros.

Estes resultam da equação N =2n-1, na qual tanto N como n são primos. O resultado desta equação é sempre um número primo, sendo designado Primo de Mersenne.

Até hoje descobriram-se apenas 48 números Primos de Mersenne, incluindo o revelado por Curtis Cooper, que foi 'encontrado' no passado dia 25 de janeiro.

Os matemáticos ainda hoje especulam se existirá, ou não, uma quantidade infinita destes números.

A descoberta destes números tem aplicações práticas na área da criptografia, por exemplo.

Na Internet, o projeto GIMPS (Great Internet Mersenne Prime Search) utiliza a potência combinada dos computadores pessoais dos participantes para realizar os cálculos necessários para encontrar os números 'grandes'.


Sem comentários:

Enviar um comentário