quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Asteróide 2012 DA14 passará próximo da terra na próxima quinta-feira

Asteróide

Não é a primeira vez que um asteróide passa ao lado da terra, mas é a primeira vez, desde que há registo, que passará mais próximo do planeta azul.

No próximo dia 15 de Fevereiro, o asteróide 2012 DA14, com 50 metros de largura, irá passar a 27,400 quilómetros de distância do nosso planeta. A NASA já informou que não há qualquer perigo: “Não há nada com que nos possamos preocupar. Sabemos exactamente a sua trajectória e não há a possibilidade de colidir com a terra”.

São chamados “assassinos de cidades”, pois caso colidam com o planeta, são capazes de destruir uma cidade. Em 1908, a queda de um objecto na Sibéria, próximo ao rio Podkamennaya Tunguska, fez estragos e devastou várias áreas florestais. A ausência de uma cratera e de evidências directas do objecto que teria causado a explosão levou a que se pensasse que o incidente foi causado por um asteróide, apesar de várias especulações.

Em declarações à SKY News, o ex-astronauta Tom Jones diz acreditar-se que passarão muitos mais asteróides do tamanho do 2012 DA14.

Segundo a NASA, há cerca de 100 “destruidores de planetas”. Um deles foi o que terminou com a era dos dinossáurios.

fonte: i online

Sem comentários:

Enviar um comentário