sábado, 12 de maio de 2012

A ameaça dos ladrões de túmulos na China


Governo inicia campanha contra prática que põe em risco tesouros arqueológicos. Só na província de Shanxi, quase 900 túmulos foram saqueadas.

Parece filme de ficção, mas não é. Na China, ladrões de túmulos usam dinamite, escavadeiras e até óculos de visão nocturna e tubos de oxigénio para vasculhar monumentos funerários e roubar artefactos valiosos para vender no mercado internacional. 

Tal prática está pondo em risco um tesouro arqueológico precioso e acabando com relíquias insubstituíveis. O desafio dos investigadores agora é conseguir chegar aos túmulos antes dos saqueadores. 

A polícia e o governo locais já começaram uma campanha contra esse tipo de crime e criaram um centro nacional de informação para lidar com a questão. As iniciativas parecem estar ajudando a conter o problema. 

Em 2011, foram investigados 451 casos de invasão de túmulos e outros 387 envolvendo roubo de relíquias. Segundo o Ministério de Segurança Pública, no primeiro semestre do ano passado foram desmanteladas 71 gangues, detidos 787 suspeitos e recuperados 2.366 artefactos.

O assalto a túmulos não é uma prática recente, mas na China, com milhares de sítios arqueológicos, alguns deles isolados, a situação torna-se mais grave. De 900 túmulos encontradas na província de Shanxi – algumas com mais de 4 mil anos –, quase todas haviam sido pilhadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário