A NASA anunciou hoje que vai lançar, a 13 de junho, um telescópio de raios-x capaz de desvendar o Universo, inclusive os buracos negros, com uma resolução sem precedentes, permitindo compreender melhor a evolução do Cosmos.
O anúncio foi feito, em conferência de imprensa, pelo diretor do Departamento de Astrofísica da agência espacial norte-americana, Paul Hertz, citado pela AFP.
O telescópio NuSTAR, cujo lançamento esteve inicialmente previsto para março, possibilitará a observação, de uma forma completamente nova, dos objetos celestes mais quentes, densos e com mais carga energética.
O instrumento será o primeiro do género capaz de criar imagens cósmicas a partir de raios-x de alta energia, os mesmos que são usados na medicina para se ver o esqueleto humano ou nos aeroportos para se "ler" as bagagens.
O NuSTAR produzirá imagens com uma resolução dez vezes superior à das imagens obtidas com os telescópios atuais, permitindo captar os buracos negros e estrelas com neutrões "nidificados" na Via Láctea.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário