quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lontra capturada dentro de uma agência bancária na Figueira da Foz

Espécie capturada é uma lontra-comum, um macho juvenil que terá saído do rio Mondego

Espécie capturada é uma lontra-comum, um macho juvenil que terá saído do rio Mondego 

A lontra tentou refugiar-se sob o capô de um carro mas acabou por fugir para dentro da agência. A operação de resgate foi difícil mas só deixou marcas nas patas do animal...

O alerta foi dado à PSP por volta das 9h, por um comerciante. “A lontra entrou para a zona do motor de um carro, num local não acessível”, disse o sub-comissário Santos, da PSP da Figueira da Foz. O animal, uma lontra-comum macho juvenil, estava na zona da Praça General Freire de Andrade (Praça Velha), na baixa da cidade, a poucas centenas de metros do rio Mondego.

A captura envolveu o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Quiaios), a Polícia Marítima, a PSP e os bombeiros locais, que montaram uma verdadeira “caça à lontra” durante 20 minutos. Munidos de redes tentaram capturá-la uma e outra vez, sem sucesso. “Como é um animal muito esguio e com muita mobilidade conseguiu escapar”, diz Marisa Ferreira, coordenadora do centro. 

O animal começou por se refugiar dentro de um carro, fugiu para outro, e acabou por entrar numa agência da Caixa Geral de Depósitos, onde foi finalmente capturado. Foi depois levado para o centro de recuperação, onde esteve sob observação durante todo o dia. Apesar do stress provocado pela captura, o animal “só ficou com queimaduras nas almofadas das patas, por causa do motor do carro, que estava quente”, refere Marisa Ferreira. A lontra “está agressiva, o que é bom sinal”, e deve ser restituída ao rio “em breve”.

A bióloga acredita que a lontra tenha saído pela madrugada do rio Mondego, que desagua ali perto, e atravessado uma estrada. “De manhã, com o barulho deve ter-se assustado e refugiou-se no primeiro local que encontrou, dentro do carro”, afirma.

“Foi uma manhã bem passada para alguns figueirenses”, com muitos curiosos a assistir à tentativa de captura, diz o sub-comissário Santos. O trânsito esteve cortado durante alguns minutos, para prevenir um eventual acidente.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário