sexta-feira, 25 de maio de 2012

Encontro histórico de uma nave privada com a ISS


 Momento histórico em órbita Fotografia © Reuters/NASA TV

Braço-robô da estação espacial, operado por dois astronautas, agarrou a nave Dragon

A nave Dragon, da empresa SpaceX, dos Estados Unidos, cumpriu com êxito o seu encontro histórico em órbita com estação epacial internacional, ISS. A cápsula não tripulada, que transporta meia tonelada de mantimentos para os seis astronautas em órbita, foi agarrada pelo braço-robô da ISS, operado por dois astronautas no interior. Esta primeira participação privada na aventura espacial norte-americana foi saudada por um enorme aplauso em terra, no sala de controlo das operações, em Houston. Eram 14.56, hora de Lisboa.

A operação decorreu duas horas mais tarde do que o previsto, mas a aproximação lenta da nave à estação espacial durante a manhã, depois da NASA ter dado autorização para a manobra, decorreu sem problemas. Segue-se agora nas próximas horas a acoplagem da nave à ISS. A abertura da porta de ligação entre a nave e a ISS, de forma a que os astronautas tenham acesso ao equipamento que ela transporta, só ocorrerá amamhã de manhã, quando forem 11.00, hora de Lisboa.

Com seis toneladas, a nave Dragon que, nesta primeira missão não é tripulada, é uma das sucessora privadas dos vaivéns espaciais da NASA, que pousaram definitivamente em terra no ano passado. A Dragon é a primeira a realizar com sucesso estas missões de reabastecimento da estação espacial.

Lançada na terça-feira de Cabo Canaveral, na Flórida, o pequeno dragão da SpaceX, deverá permanecer amarrado à ISS até 31 de Maio, dia em que regressará à Terra. Depois de poucas horas de viagem, a nave deverá amarar, sustentada por paraquedas, no oceano Pacífico, de onde será então recuperado.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário