Paul Allen, o histórico sócio que ajudou Bill Gates a criar a Microsoft, acaba de lançar a empresa Stratolaunch Systems, com o objetivo de promover o turismo espacial já em 2015.
A nova empresa já tratou de encomendar o fabrico de uma nave espacial composta por dois módulos: um foguete de dimensões recordistas, e uma cápsula espacial com um foguete propulsor que deverá desacoplar do transportador espacial assim que chegar ao espaço.
O veículo espacial está a ser construído pelas empresas SpaceX e Scaled Composites num grande hangar situado em Mojave, Califórnia. Segundo a New Scientist, o projeto junta alguns nomes consagrados pela indústria aeroespacial (Burt Rutan, que desenhou a SpaceShipOne para a Virgin Galactic e Mike Griffin, ex-líder da NASA já se juntaram à Stratolaunch Systems).
A primeira viagem deverá ter lugar em 2015 com um voo rumo a uma órbita de baixa altitude que não deverá transportar turistas, e que servirá de primeiro grande teste à nave espacial.
Só depois de confirmada a fiabilidade do veículo espacial, deverão ter lugar os voos tripulados com turistas.
A cápsula espacial deverá ter capacidade para transportar seis turistas. Paul Allen admite que o veículo possa também ser usado para transportar tripulantes para a Estação Espacial Internacional, com custos menores que os atualmente despendidos pelas agências espaciais estatais.
Entre os principais atrativos da solução desenhada pela Stratolaunch Systems destaque para o foguete que, ao contrário do que é costume, o pode ser reutilizado em várias missões. Tendo capacidade para voar mais de 2100 quilómetros antes de lançar a cápsula que transporta, este transportador com 116 metros de asas pode ser lançado a partir de qualquer base espacial situado no globo.
No vídeo produzido pela Stratolaunch Systems pode descobrir mais alguma informação sobre o projeto espacial de Paul Allen.
fonte: Exame Informática
Sem comentários:
Enviar um comentário