A Terra fotografada em 'fatias', todas com a mesma intensidade de luz
A agência espacial norte-americana revelou esta semana a primeira imagem completa do nosso planeta como visto pelo novo satélite VIIRS - um aparelho que, por estar em órbita sincronizada com o sol, capta cada momento com a mesma intensidade de luz.
O conjunto de fotografias compostas na imagem acima foram tiradas no dia 24 de Novembro e serviram de primeiro teste para as câmaras do satélite, que está a ser activado por fases.
O VIIRS, que orbita a Terra a 824 quilómetros de altitude, fotografa a superfície do planeta em 'fatias' de 3000 quilómetros de largura, daí o aspecto de 'gomos de laranja' que a imagem acima apresenta.
O Árctico não está presente na imagem uma vez que esta região recebe durante o Inverno luz do sol insuficiente para que as câmaras a 'vejam', como explica a NASA no comunicado que pode ler na íntegra AQUI.
Além de captar o espectro de luz visível, o VIIRS - sigla que significa Visible Infrared Imager Radiometer Suite - é dotado de instrumentos para medir a temperatura da atmosfera e dos oceanos, bem como é capaz de detectar incêndios florestais e outros fenómenos que contribuem para as alterações climáticas.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário