O Japão lançou, esta segunda-feira, um novo satélite espião para reforçar a defesa do seu território face às ameaças da Coreia do Norte e observar catástrofes naturais no arquipélago.
Um foguete japonês H-2A, que transportava o satélite equipado com um radar, descolou às 10.21 horas (1.21 em Portugal continental) do centro espacial de Tanegashima e 20 minutos depois o satélite separou-se do foguete e entrou na rota prevista, informou a Agência de Exploração Espacial (Jaxa).
O satélite pode observar objectos de um metro quadrado, de noite ou através das nuvens a partir de uma altitude de várias centenas de quilómetros, e pode também recolher dados sobre os danos causados pelas catástrofes naturais como sismos, tsunamis ou tufões que devastaram este ano parte do arquipélago.
O Japão já lançou para o espaço três satélites espiões equipados com câmaras e prevê lançar outro satélite-radar até à primavera de 2013.
A recolha de informações e a vigilância por satélite foi iniciada pelo Japão em 2003, depois dos testes de mísseis efectuados pela Coreia do Norte em 1998.
fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário