terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sonda Cassini faz grande tour pelas luas de Saturno


A sonda Cassini, da Nasa, fez um voo rasante por Dione nesta segunda-feira, em preparação a mais uma grande volta pelas luas de Saturno de deve culminar nesta terça-feira com uma passagem por Titã, a maior delas. A nave vai passar a apenas 3,6 mil quilómetros da superfície de Titã, ajudando o compreender este que é um dos poucos astros do Sistema Solar a ter um oceano líquido. Ao contrário dos da Terra, no entanto, os gelados mares da lua não são de água, mas de metano e outros hidrocarbonetos.

Na passagem por Dione, a Cassini captou diversas formações na superfície da lua e por vezes outras delas se juntaram à imagem, como Epimetheus e Pandora, que aparecem junto aos anéis de Saturno na foto tirada a cerca de 112 mil quilómetros de Dione.

Lançada em 1997, a sonda levou sete anos para percorrer 3,5 biliões de quilómetros até conseguir alcançar a órbita do planeta em 2004. Desde então, a Cassini não parou de mandar imagens incríveis deste rico recanto da nossa vizinhança. Graças a um brilhante trabalho de engenharia orbital, os cientistas da Nasa conseguiram economizar combustível da nave, garantindo seguidas extensões da bem sucedida missão, que agora deve durar até 2017.


Sem comentários:

Enviar um comentário