sexta-feira, 21 de abril de 2017

Cientistas criam objeto com 'massa negativa', que desafia as leis da Física


Físicos criaram um fluido com "massa negativa", que acelera em direcção a você quando empurrado.

A descoberta desafia a Segunda Lei de Newton, conhecida como o Princípio Fundamental da Dinâmica, segundo a qual, quando empurrado, o objecto se acelera na mesma direcção que a força aplicada nele.

Mas, em teoria, a matéria pode ter massa negativa, da mesma forma que uma carga eléctrica pode ser positiva ou negativa.

O fenómeno foi descrito na publicação científica Physical Review Letters.

Uma equipe de cientistas, liderada por Peter Engels, da Washington State University (WSU), esfriou átomos de rubídio a uma temperatura pouco acima do zero absoluto (perto de -273ºC), gerando o que é conhecido como Condensado de Bose-Einstein.

Nesse estado da matéria, as partículas se comportam como ondas, se movem de forma extremamente lenta, conforme previsto pela mecânica quântica.

Elas também se sincronizam e se movimentam juntas no que é conhecido como superfluido, que flui sem perder energia.


PHYS REV LETTERS - Físicos criaram um fluido com 'massa negativa', que acelera em direcção a você quando empurrado.

Para criar as condições para a massa negativa, os pesquisadores usaram lasers para captar os átomos de rubídio e empurrá-los para frente e para trás, mudando a forma como eles giram.

Quando os átomos foram libertados da "armadilha do laser", eles se expandiram, revelando massa negativa.

"Com massa negativa, se você empurrar alguma coisa, ela acelera em sua direcção", disse o co-autor Michael Forbes, professor-assistente de Física da WSU.

"Parece que o rubídio se choca contra uma parede invisível".


PHYS REV LETTERS

A técnica poderia ser usada para entender melhor o fenômeno, dizem os pesquisadores.

"Primeiramente, nos chamou atenção o controle que temos sobre a natureza da massa negativa, sem quaisquer complicações", diz Forbes.

Esse controle também fornece aos pesquisadores uma ferramenta para explorar as possíveis relações entre massa negativa e fenómenos observados no cosmos, como estrelas de neutrões, buracos negros e energia escura.

fonte: BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário