sexta-feira, 21 de abril de 2017

Descoberto vírus que "torna os seres humanos mais estúpidos"


Um vírus foi descoberto que afecta habilidades cognitivas em pessoas saudáveis

Um vírus que infecta cérebros humanos e nos torna mais estúpidos foi descoberto, de acordo com cientistas nos EUA.

O vírus das algas, nunca antes observado em pessoas saudáveis, foi encontrado e afecta as funções cognitivas, incluindo o processamento visual e consciência espacial. 

Cientistas da Johns Hopkins Medical School e da Universidade de Nebraska tropeçaram na descoberta quando estavam realizando um estudo não relacionado com os micróbios da garganta.

Surpreendentemente, os pesquisadores encontraram ADN na garganta de indivíduos saudáveis ​​que combinavam com o ADN de um vírus conhecido por infectar algas verdes.

O Dr. Robert Yolken, virologista que liderou o estudo original, disse: "Este é um exemplo impressionante mostra que os microrganismos" inócuos "que carregamos podem afectar o comportamento e a cognição.

"Muitas diferenças fisiológicas entre a pessoa A e a pessoa B são codificadas no conjunto de genes que cada um herda dos pais, contudo algumas dessas diferenças são alimentadas pelos vários microorganismos que abrigamos e pela maneira como eles interagem com nossos genes".

Dos 90 participantes do estudo, 40 foram positivos para o vírus das algas. Aqueles que testaram positivo tiveram um desempenho pior em testes projectados para medir a velocidade e a precisão do processamento visual. Eles também obtiveram valores mais baixos nas tarefas destinadas a medir a atenção.

Os corpos dos seres humanos contêm triliões de bactérias, vírus e fungos. A maioria é inofensiva, mas os resultados desta pesquisa mostra que alguns micróbios podem ter um impacto negativo sobre as funções cognitivas, nos indivíduos saudáveis.

As descobertas do estudo foram publicadas nos Actos da Academia Nacional de Ciências.

fonte: Independent

Sem comentários:

Enviar um comentário