sexta-feira, 28 de abril de 2017

Novo planeta descoberto tem condições semelhantes às da Terra


Um grupo internacional de pesquisadores anunciou ter descoberto um novo planeta com tamanho semelhante ao da Terra, informou na quarta-feira (26) a NASA.

Segundo dados da agência, o planeta em questão tem quase o mesmo tamanho que a Terra e está afastado da sua estrela à mesma distância que existe entre o nosso planeta e o Sol.

"Esse planeta, coberto por gelo, é o menor dos que foram descobertos com lente gravitacional", conta o cientista do Laboratório de Propulsão a Jacto de Pasadena, estado da Califórnia, Yossi Shvartzvald, falando sobre os detalhes da descoberta.


Microlensing, a technique that looks for a drop in the brightness of a star, was used to find this ‘iceball’ world: http://go.nasa.gov/2p4Syav

​Os cientistas da NASA indicam: "Provavelmente, o planeta é demasiado frio para existir vida semelhante à nossa, pois sua estrela é muito fraca."

O planeta em questão, baptizado de OGLE-2016-BLG-1195Lb, foi encontrado no âmbito da pesquisa com lente gravitacional (Optical Gravitational Lensing Experiment, OGLE), realizada na Universidade de Varsóvia, Polónia. Além disso, os cientistas usaram a rede de telescópios sul-coreana KMTNet e o telescópio espacial norte-americano Spitzer.

Os planetólogos da agência espacial sublinham que a descoberta permite entender melhor o deslocamento dos planetas na nossa galáxia.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário