Um grupo de investigadores da Universidade de Harvard criou uma medusa robótica que tem células do coração de ratos de laboratório.
Kit Parker é o investigador de Harvard que se inspirou nas medusas que nadam nos oceanos para criar o medusoid, um androide com coração. Este ciborgue de silicone usa células retiradas do músculo do coração de ratos de laboratório. O objetivo da investigação é descobrir como é que a forma e a estrutura do coração podem interagir com medicamentos destinados a corrigir problemas cardíacos.
O medusoid foi criado com base num molde inspirado num modelo 3D de computador. Mede seis milímetros de diâmetro, é coberto as tais células do coração e depois coberto novamente com um polímero líquido de silicone. Depois de a cobertura secar, o medusoid é retirado do molde com a estrutura do coração intacta. Até aqui, o androide está imerso numa solução de água rica em glucose e magnésio para manter as células vivas. Muitas das vezes, o medusoid já mostrava sinais de vida ao ser retirado do molde.
De acordo com o vídeo publicado pela New Scientist, o movimento do medusoid assemelha-se bastante ao das medusas reais. Ao ser aplicada uma corrente alternada de 1 Hertz, o medusoid movimenta-se e nadou durante uma hora, contraindo e descontraindo toda a sua superfície.
fonte: Exame Informática
Sem comentários:
Enviar um comentário