Chuva de meteoros foi observada em Kratovo, na Macedónia em agosto do ano passado
Fenómeno terá seu ápice às quatro horas da manhã do domingo, quando estima-se que caiam 20 meteoros por hora.
Neste fim de semana será possível observar alguns riscos no céu por conta da chuva de meteoros Delta-Aquarideos.
Calcula-se que vão cair aproximadamente 20 meteoros por hora no ápice do evento, às 4h da manhã do domingo (29). O fenómeno é resultado da passagem da Terra por uma nuvem de detritos deixados por um cometa.
De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo João Paulo Delicato, esta chuva de meteoros não será muito forte, mas mesmo assim com alguma sorte poderá ser observada no Brasil. “Serão poucos meteoros caindo, acho que vai ser difícil conseguir visualizar”, disse.
Delicato afirma que para conseguir visualizar a chuva de meteoros a olho nu o ideal é estar num local distante dos grandes centros urbanos, que não tenha muita luz.
A partir das 21h do sábado (28) já será possível observar algum meteoros. De acordo com cálculos astronómicos, os meteoros atingirão velocidade de 41 km/h.
fonte: IG
Olá; estou no litoral de são paulo (são sebastião) e acompanhei o evento; pude observar pois aqui não havia tanta luminosidade; mas tenho uma dúvida cruel; começei a observar a partir das 04:10 mas não eram meteoritos que cortavam o céu, eram com estrelas; apenas um ponto no céu que aparecia com uma luminosidade acima da média e sumia logo em seguida; por volta de 1 a cada 3-5 minutos; na mesma região vi 8 meteoritos que realmente cruzaram o céu; mas os demais (até perdi a conta) apenas surgiam como se fossem uma estrela e apagavam... nunca vi isso na minha vida, esse tipo de trajetória literalmente "na minha direção"; é assim mesmo ?
ResponderEliminarOlá; estou no litoral de são paulo (são sebastião) e acompanhei o evento; pude observar pois aqui não havia tanta luminosidade; mas tenho uma dúvida cruel; começei a observar a partir das 04:10 mas não eram meteoritos que cortavam o céu, eram com estrelas; apenas um ponto no céu que aparecia com uma luminosidade acima da média e sumia logo em seguida; por volta de 1 a cada 3-5 minutos; na mesma região vi 8 meteoritos que realmente cruzaram o céu; mas os demais (até perdi a conta) apenas surgiam como se fossem uma estrela e apagavam... nunca vi isso na minha vida, esse tipo de trajetória literalmente "na minha direção"; é assim mesmo ?
ResponderEliminar