segunda-feira, 23 de julho de 2012

Inventado material com o potencial para curar cancro

Buffalo_synthetic-po730CA3.jpg

Um material maravilha que tem aplicações únicas, e pode vir a ser usado não só para matar células cancerígenas como também para filtrar água salgada

De acordo com o Futurity, um grupo de cientistas inventou um material artificial com poros capazes de selecionar diferentes tipos de substâncias, tal como acontece nas nossas células.

Apesar de comum na natureza, esta seletividade extrema nunca havia sido conseguida numa estrutura artificial. Os investigadores afirmam que este material serve uma série incrível de funções, “desde purificar água a matar tumores e doenças, ao regular as substâncias dentro das células”.

Os investigadores usaram o Advanced PHoton Source, no Laboratório Nacional de Argonne, para criar estes poros, colando moléculas com a forma de donuts (os macrociclos) em cima umas das outras.

Segundo Xiao Cheng Zeng, um dos autores do estudo, “este nanotubo pode ser visto como uma pilha de muitos, muitos anéis. Os anéis juntam-se através de um processo chamado auto-montagem, e é muito preciso. É o primeiro nanotubo sintético com um diâmetro muito uniforme”, de apenas 8,8 angstroms, ou um décimo de nanómetro.

Neste momento, estes nanotubos permitem a passagem de iões de potássio e de água, mas não de outros como os de sódio. O que isto significa é que poderíamos usar este material para filtrar água salgada e torna-a em água potável de forma instantânea, sem gastar energia.

Agora, os cientistas querem experimentar as estruturas dos poros e afinar o material, de modo a escolher que substâncias podem filtrar e quais as que podem passar.


Sem comentários:

Enviar um comentário