Parte do fóssil do Australopicus nelsonmandelai, pica-pau baptizado em homenagem a Nelson Mandela
O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que completou 94 anos na quarta-feira, teve uma homenagem inusitada. Cientistas baptizaram o fóssil de um pica-pau com seu nome.
O Australopicus nelsonmandelai foi descoberto por investigadores franceses e alemães durante escavações na África do Sul. A espécie foi descrita no "Journal of Vertebrate Paleontology".
O pica-pau das antigas não é a primeira homenagem do tipo que o maior nome do combate ao apartheid - também primeiro presidente negro do país e vencedor do Nobel da Paz, recebe.
Nelson Mandela já dá nome a espécies de aranha, uma partícula nuclear, um cachorro, uma árvore, vários subgrupos de flores, diversos cavalos de corrida e um apartamento numa serie na televisão. O pica-pau recém-baptizado, porém, não é um animal qualquer. Trata-se da espécie de pica-pau mais antiga já registada no continente africano.
Acredita-se que o Australopicus nelsonmandelai tenha vivido cerca de 5 milhões de anos atrás. A espécie é parente de outros tipos de pica-pau que vivem atualmente na América e na Eurásia, mas não com as da África.
"Nós baptizamos nova espécie em homenagem a Nelson Mandela como uma forma de homenagem por seu aniversário de 94 anos", diz Albrecht Manegold, do Instituto de Pesquisa Senckenberg, em Frakfurt, na Alemanha.
fonte: Folha de S. Paulo
Sem comentários:
Enviar um comentário