quinta-feira, 12 de julho de 2012

Arquivos sobre o caso Valentich são libertados pelo governo australiano


Numa tarde limpa de outubro de 1978, Frederick Valentich desapareceu num Cessna 182, quando sobrevoava o Estreito de Bass na Austrália. 

Na época do desaparecimento, ele estava narrando para o Controle de Tráfego Aéreo de Melbourne uma descrição detalhada de um OVNI que estava voando próximo à sua aeronave.

As autoridades australianas se recusaram a libertar o texto completo do relatório sobre o incidente, e foi alegado que o documento havia sido extraviado. 

Porém, Keith Basterfield, um investigador de OVNIs, localizou o relatório nos arquivos governamentais e agora parte do documento está diponibilizado ao público. Porém, uma parte dele é ainda mantida em segredo.

Valentich era uma pessoa muito interessada em OVNIs, e tinha uma coleção de fotografias de OVNIs com ele no avião quando encontrou o objeto desconhecido. 

No final de 1982, seu pai, Guido Valentich, estava pedindo às autoridades que libertassem as informações sobre a causa do alegado acidente.

Numa nota, no dia 15 de dezembro de 1982, J. C. Sandercock, do Bureau de Investigação de Segurança Aérea comentou que “ele [o pai] queria saber a verdadeira causa do acidente“. Sandercock continuou, “Eu disse a ele que iria pensar no caso e retornar [para dar a resposta]“.

Estes comentários aparecem na página 30 do arquivo online. Na página 32, uma nota manuscrita de Sandercock declara: “Discutida a liberação do A/AISR (Velentich), com A/AISI (Woodward) na condição de ‘need-to-know‘ [liberação de informação somente quando necessária]. Ele concordou que nenhuma liberação seria feito por PRO Vic/Tor, PARA NINGUÉM“.



Mais tarde, no documento de liberação, o diretor da Autoridade de Transportes sugere pedir para o Ministério da Defesa para investigar a possibilidade de que Valentich tenha tido um encontro com um OVNI. Não há registo nos documentos libertados se tal pedido tenha mesmo sido considerado.

Porém, a descoberta de partes da aeronave no Estreito de Bass, cinco anos após o acidente, eliminou por completo as alegações de que o incidente tenha sido fabricado para fingir o desaparecimento de Valentich.

Ao deacolar, Valentich havia reportado que estava indo apanhar passageiros e carga na Tasmânia, mas não haviam passageiros e tampouco carga a espera dele lá. Assim, não só seu desparecimento, mas até mesmo o motivo de seu vôo tornou-se um mistério.

Para acessar os documentos do Arquivo Nacional Australiano click aqui.

fonte: Ovni Hoje

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