sexta-feira, 22 de junho de 2018

Lançada moeda comemorativa de um dos principais casos ocorridos no Canadá


A moeda homenageia uma das principais ocorrências ufológicas de todos os tempos Créditos: Mint.ca

O Caso Michalak, também conhecido como Incidente do Lago Falcon, é um dos principais ocorridos no Canadá. E, pela quantidade de evidências físicas, também se encontra entre os mais importantes do mundo. Em 20 de maio de 1967 o geólogo amador Stephen Michalak se encontrava no Whiteshell Provincial Park, nas proximidades do Lago Falcon, província de Manitoba, quando um UFO pousou a não mais de 50 m de sua posição. Michalak passou alguns minutos fazendo desenhos e croquis antes de se aproximar da nave, que julgava fazer parte de algum projeto secreto norte-americano. O objeto em forma de disco parecia feito de metal e quando tocou as luvas de Stephen, elas derreteram. Ele ainda olhou dentro de uma espécie de portinhola da nave, que começou a fazer um ruído como um zumbido. Subitamente o UFO decolou e por uma abertura em forma de grade um jato de ar muito quente derrubou Michalak.

Sua jaqueta e camisa pegaram fogo e a muito custo ele conseguiu retornar ao hotel onde se hospedara. Pelos meses seguintes Stephen Michalak sofreu várias enfermidades, que os médicos não sabiam explicar, e em seu peito ficaram as marcas semelhantes às da grade do UFO. Ele nunca entrou em contradição ao narrar sua impressionante história e entre os boatos que circundam o caso está o de que uma substância estranha teria sido encontrada em seu sangue. O governo canadense sempre negou pesquisar o caso, porém documentos recentemente liberados comprovaram essa investigação, inclusive com o achado de elementos radioativos no local da ocorrência. Stephen Michalak faleceu em 1999 e seu filho Stan, em parceria com Chris Rutkowski, escreveu o livro When They Appeared (Quando Eles Apareceram, McNally Robinson P.O.D. 2017). Uma merecida homenagem à ocorrência foi anunciada há pouco, por parte da Royal Canadian Mint, órgão oficial de produção de moedas do Canadá.

A instituição produziu uma moeda comemorativa do Incidente do Lago Falcon, trazendo uma imagem de Stephen Michalak caído diante do disco voador, o Lago Falcon e as florestas ao fundo. A moeda tem formato oval e uma ideia inicial era ter um efeito no qual surgisse o rosto de um alienígena, daí o formato (utilizado, entretanto, em outras moedas especiais produzidas pele órgão). Contudo, o efeito especial foi mantido e, caso a moeda fosse iluminada por uma luz negra, se tornaria também escura, com o disco voador iluminado e lançando um cone de luz sobre a pessoa. Stan Michalak afirmou que seu pai teria gostado muito da homenagem e Erica Maga, gerente de produção, afirma que 4.000 exemplares serão produzidos ao preço de US$ 129,95. "Pensamos que é uma história interessante, que merecia ser compartilhada com os canadenses. Todos são fascinados por esse assunto e conseguimos um design interessante para a moeda", relatou. Matrizes especiais foram criadas para a produção da moeda oval e mais tempo é necessário para sua confecção, sendo feitas poucas centenas a cada turno dos funcionários da instituição.


Banhada com luz negra, a moeda adquire este aspeto CRÉDITO: MINT.CA

fonte: Revista UFO

Sem comentários:

Enviar um comentário