sábado, 26 de março de 2016

Erupções vulcânicas viraram Marte ao contrário


Os pólos sul e norte do planeta moveram-se com a quantidade extraordinária de lava que foi libertada há 3,5 mil milhões de anos

Estudos, publicados na revista Nature, revelam que, durante duas centenas de milhões de anos, Marte esteve sujeito a contínuas erupções vulcânicas, tão violentas que transformaram o panorama no planeta.

Uma zona vulcânica, metade do tamanho de França, libertou tanta lava que criou um planalto, chamado Tharsis, com 5000 quilómetros quadrados de largura e 12 quilómetros de espessura.

O volume da matéria expelida foi tal que fez mover o pólo sul e norte do planeta vermelho. "Se algo parecido ocorresse no nosso planeta, Paris iria ficar no círculo polar. Veríamos as auroras boreais em França e as uvas cresceriam no Sudão", explicou Sylvain Bouley, geomorfóloga na Universidade Paris-Sul, ao The Guardian.

Isto vem explicar alguns dos mistérios associados a Marte. Por exemplo, a localização de leitos de rios secos e de reservatórios de água gelada, que deviam estar mais perto dos pólos e não estão. 

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário