Sinal cerebral de alguns animais é semelhante ao dos humanos. Neurocientistas basearam-se em dados científicos.
Afinal, talvez a necessidade que o polvo Paulo, o adivinhador dos resultados das selecções durante o Europeu de Futebol, tinha de opinar sobre os resultados tinha razão de ser. Segundo uma equipa de neurocientistas, incluindo o canadiano Philip Low, criador do iBrain – dispositivo que irá ajudar o físico Stephen Hawking a comunicar usando a mente –, declarou na semana passada, em Cambridge (Inglaterra) que alguns animais têm consciência, tal como os seres humanos.
Os especialistas emitiram mesmo um comunicado formal sobre este assunto, durante a Francis Crick Memorial Conference, onde cientistas se reuniram para apresentar os últimos resultados científicos sobre estudos de interpretação da consciência.
Após analisarem o sinal cerebral de alguns animais, como pássaros, macacos, elefantes, golfinhos, polvos, cães e gatos, por exemplo, encontraram semelhanças com o dos seres humanos. Durante a conferência, Philip Low avançou que “as evidências mostram que os seres humanos não são os únicos a apresentarem estados mentais, sentimentos, acções intencionais e inteligência”.
Esta foi a primeira realizada até ao momento e focou-se na consciência em animais humanos e não humanos, com o objectivo de fornecer "uma perspectiva baseada unicamente em dados científicos".
fonte: Ciência Hoje
Sem comentários:
Enviar um comentário