quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Duas novas espécies de crustáceos descobertos no fundo do mar da Galiza


A fauna do fundo profundo do oceano é muitas vezes pouco conhecida por causa da dificuldade de amostragem em grandes profundidades. Uma equipa de pesquisa da Estação de Biologia Marinha de La Graña na Galiza realizou quatro expedições oceanográficas nas águas do noroeste peninsular que permitiram encontrar várias espécies novas que habitam os fundos abissais. Agora eles descrevem dois deles que faltam olhos e são de tamanho milimétrico.

No fundo da plataforma continental e na inclinação, comunidades ricas vivas faunísticas. Em 2002, 2003, 2008 e 2009, a Estação de Biologia Marinha da Graña da Universidade de Santiago de Compostela (USC) realizou diferentes expedições oceanográficas para conhecer esses ecossistemas. Nas diferentes campanhas, embora tivessem objetivos diferentes, todos buscavam identificar e categorizar essa fauna bentônica - animais vivos associados ao fundo do mar - sendo muito raros e pouco conhecidos.

"Este grupo é muito importante porque representa a base da cadeia alimentar em muitos ecossistemas marinhos", diz Ramiro R. Tato

Como resultado dessas pesquisas, mil metros de profundidade, várias espécies novas foram descobertas. Um estudo da universidade galega acabou de descrever dois deles como novos crustáceos pertencentes às famílias Photidae e Corophiidae , que se chamaram Photis guerra e Pareurystheus vitucoi . Ambos são cegos e pequenas espécies, alguns milímetros.

"Este grupo de crustáceos é muito importante nos oceanos porque representam a base da cadeia alimentar em muitos ecossistemas marinhos. Entre muitas outras, algumas das adaptações mais habituais que as espécies animais apresentam a essas profundezas são a ausência de estruturas visuais e de tamanho pequeno, para suportar as grandes pressões ", diz a Sinc Ramiro Rodríguez Tato, investigador da USC que lidera a um estudo publicado na revista Zootaxa , em colaboração com a Universidade Autónoma de Madri.

Os ecossistemas de águas profundas são muito diferentes dos encontrados nas águas costeiras rasas. Neste ambiente, a radiação solar não atinge e, como consequência, não há macro algas, portanto a produção primária é limitada à quimiossíntese - produzida por uma fonte de energia química.

No entanto, ao contrário do que se pensava inicialmente, os fundos do fundo não são zonas sem vida. "Nessas áreas são ricas comunidades de animais que se alimentam de matéria orgânica que é gradualmente depositada na coluna de água", acrescenta Rodríguez Tato.


Pareurystheus vitucoi / José Antonio Peñas (SINC)

Dois crustáceos sem olhos, mas muito diferentes

Esses dois animais marinhos têm em comum que eles não têm olhos. Em um ambiente onde a radiação solar não atinge, isto é, está permanentemente no escuro, pois muitos sistemas de orientação de espécies estão mais focados nos receptores sensoriais químicos do que nos órgãos visuais.

Mas, pertencentes a diferentes famílias, as duas espécies são muito diferentes. Por um lado, o primeiro do gênero Photis - que é muito comum nas águas costeiras, com projeções cefálicas laterais, chamados lobos cefálicos, muito característicos - é uma das poucas espécies desse grupo que não tem olhos. "Somente três das 69 espécies que existem não possuem este órgão de visão", diz o cientista. Além disso, os lobos cefálicos em Photis wari não são arredondados, mas têm forma pontiaguda.

"Somente três das 69 espécies que existem não possuem este órgão de visão", aponta o cientista

Por outro lado, o género Pareurystheus é muito menos comum e a maioria foi localizada nas águas do Japão. Pareurystheus vitucoi , é, portanto, o primeiro registo do género no Atlântico noroeste. Este animal tem um quinto par de apêndices torácicos fortemente modificados e desenvolvidos, ao contrário de P. vitucoi . É de tamanho pequeno e de cor branca. "É único dentro do género por ser o primeiro descrito sem olhos", diz o cientista.

Mas para cientistas é difícil explicar seu comportamento pela dificuldade de observação in situ desses animais. "Eles são provavelmente espécies detritus que vivem nas galerias de escavações do fundo do mar, onde encontram abrigo e comida, pois é o método mais difundido entre os animais desse grupo que habitam essas profundezas", diz Rodriguez Tato.

Para a coleta de amostras foram utilizadas dragas de diferentes tipos, neste caso, três redes de arrasto, cada uma projetada para a extração de um determinado tipo de amostra em um tipo concreto de fundo. 

"As comunidades profundas de nosso país ainda são muito pouco conhecidas, uma vez que estas duas espécies são apenas uma pequena fração dos resultados dessas campanhas. Encontrei dez novas espécies, nas quais ainda estou trabalhando. Estes são apenas dois deles ", conclui o investigador.

fonte: Agencia Sinc

Sem comentários:

Enviar um comentário